Sunday, February 26, 2006

Não se trata de um calendário lunar. Na verdade ele é um calendário galáctico-solar-lunar.
Os calendários lunares são relativos ao ciclo da Lua, que se formam de duas partes distintas: uma é o ciclo sinoidal (de Lua Nova a Lua Nova) de 29,5 dias (no qual se baseia a maior parte dos calendários lunares), e a outra é o ciclo sideral (medido a cada passagem da lua pelo mesmo ponto do céu) e que tem a duração de 27,33 dias.

Dado que nenhum destes ciclos serve para medir com precisão o ciclo solar de 365 dias (um ano de 12 revoluções sinódicas são só 354 dias), o número de 28 dias é usado como média entre os dois ciclos lunares descritos.
Treze meses de 28 dias cada é igual a 364 dias; com um dia mais, fora-do-tempo, dá 365 dias.
Desta feita, as treze "luas" do calendário não se contam a partir da Lua Nova, como acontece nos calendários lunares comuns, mas o uso de um padrão de 28 dias sincroniza-nos com as revoluções da Lua.
Enquanto que o número 12 representa o círculo, 13 representa a espiral contínua.
Enquanto que o 12 representa a estagnação que a si mesma se perpetua - a mais alta complexificação da forma material - 13 representa circulação, a força da transcendência e do ir além. Treze tem o significado de ratio cósmico do Tempo como força do movimento universal.
Até nos nossos corpos são as nossas 13 articulações (os 2 tornozelos, os 2 joelhos, as 2 ancas, os 2 pulsos, os 2 cotovelos, os 2 ombros e o pescoço) que nos proporcionam a faculdade do movimento.
Transformado em tabú devido à sua associação com as 13 luas e os 13 ciclos anuais da fertilidade na mulher, o número 13 veio a ser considerado azarento, associado mesmo à bruxaria e à feitiçaria.
O 13 representa, na verdade, o estado de interrelacionabilidade, a presença que unifica os movimentos da vida como uma orquestra mágica.
O 13 patenteia-se nas carapaças das tartarugas - 13 luas em movimento que reflectem os 13 tons da criação - o movimento da galáxia, a espiral que se vai transmutando em formas biológicas de vida.
O calendário de 13 luas de 28 dias tem estado em uso ao longo dos últimos 5000 anos.
Das contagens dos Inka à dos Druidas, dos Egípcios, dos Essénios, dos Maia, dos Polinésios; o calendário de 13 luas foi usado ao longo da pré-história como padrão de harmonia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home